Foto: Hermínio Cossa Jr. |
A Ministra da Saúde, Nazira Abdula, procedeu a sessão de abertura afirmando que as mudanças climáticas são uma realidade no país e dada a sua localização geográfica, Moçambique é uma dos países mais vulneráveis aos eventos climáticos extremos em África e no mundo.
Nazira realçou a importância da divulgação do primeiro relatório sobre o impacto do impacto das mudanças climáticas na doença diarreica e malária em Moçambique, referindo que este estudo representa um avanço significativo no entendimento da relação entre as mudanças climáticas e o agravamento da malária e as diarreias no país.
Por sua vez, o Ministro da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural, Celso Correia, referiu que o seu sector tem focalizado acções e intervenções de capacitação de técnicos de saúde em matéria de mudanças climáticas para assegurar a necessária resiliência neste sector.
Apresentou-se, no evento, temas como: Monitoria do impacto das mudanças climáticas na saúde em Moçambique; histórico de mudanças climáticas e desastres naturais em Moçambique e mudanças climáticas globais e seus impactos na saúde e no mundo.
De referir que o ONS tem como missão monitorar os indicadores de saúde relevantes, contribuindo para a formulação e elaboração de políticas de saúde.Baixe AQUI o Relatório Relatório do Impacto das Mudanças Climáticas na Saúde em Moçambique
Descarregue AQUI o resumo do Relatório.
Sem comentários:
Enviar um comentário