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O problema de transporte público constitui um grande desafio para o actual governo, com principal enfoque, para o seu provimento nos bairros tidos como os de difícil acesso na província de Maputo. A renhida procura por um espaço para habitação (terrenos) verificada principalmente no seio da camada juvenil tem resultado no surgimento de novos bairros; havendo, porém, obviamente outros motivos que justificam o surgimento e expansão dessas zonas.
A difícil aquisição de moradia nas zonas urbanas, com destaque para a Cidade de Maputo, tem obrigatoriamente impelido os jovens a deslocarem-se aos bairros actulmente em expansão, nomeadamente, Muhalaze, Intaka, Malhampsene, Nkobe, entre outros, a maior parte dos quais localizados no Município da Matola. Este município constitui preferência dos jovens em fixar lá residência devido à fácil acessibilidade de aquisição de terrenos.
Quem adquire terreno nestas zonas vêem-se obrigado a enfrentar um grande sufoco devido à escassez ou inexistência de meios de transporte condignos que lhe possa permitir maior mobilidade nas suas deslocações. Aqui, a única alternativa são os já apelidados “my love”, carros de caixa aberta nos quais os utentes fazem as suas viagens em pé, ensardinhandos, sujeitos as mais variadas mudanças de tempo: calor, chuva vento, etc.
Para além dos “my loves” não oferecerem nenhum tipo de comodidade aos seus utentes, estes carros apresentam um verdadeiro perigo para os seus usuários, pois no caso de ocorrência de qualquer que seja o incidente, a possibilidade de se registar feridos e inclusive perdas de vida humanas é maior. Sem deixar de mencionar que, grande parte desses carros “my loves” não têm a devida licença para operarem como transportes públicos.
Tendo em conta a carência de vida actual, urge prover uma frota de transporte que facilite acesso aos bairros de expansão. Esta deve ser a grande aposta do nosso executivo, uma ser nestas zonas onde se encontram concentrados diferentes jovens que procuram iniciar as suas vidas. O provimento da rede de transporte deve ser concebida pensando no rápido desenvolvimento das zonas em expansão.
Reconheço existir vontade e esforço por parte do governo para a construção de estradas que possam permitir maior mobilidade aos moradores dos novos bairros em expansão, como é o caso da Estrada Circular de Maputo. Esta infra-estrutura trará médio e longo prazos benefícios não só a nível das zonas por ela abrangidas, mas também para o desenvolvimento sócio-económico do país. Há que realçar, entretanto, que a construção desta infra-estrutura deve ser acompanhada pelo provimento de uma rede de transporte público à altura das necessidades dessas zonas.
A difícil aquisição de moradia nas zonas urbanas, com destaque para a Cidade de Maputo, tem obrigatoriamente impelido os jovens a deslocarem-se aos bairros actulmente em expansão, nomeadamente, Muhalaze, Intaka, Malhampsene, Nkobe, entre outros, a maior parte dos quais localizados no Município da Matola. Este município constitui preferência dos jovens em fixar lá residência devido à fácil acessibilidade de aquisição de terrenos.
Quem adquire terreno nestas zonas vêem-se obrigado a enfrentar um grande sufoco devido à escassez ou inexistência de meios de transporte condignos que lhe possa permitir maior mobilidade nas suas deslocações. Aqui, a única alternativa são os já apelidados “my love”, carros de caixa aberta nos quais os utentes fazem as suas viagens em pé, ensardinhandos, sujeitos as mais variadas mudanças de tempo: calor, chuva vento, etc.
Para além dos “my loves” não oferecerem nenhum tipo de comodidade aos seus utentes, estes carros apresentam um verdadeiro perigo para os seus usuários, pois no caso de ocorrência de qualquer que seja o incidente, a possibilidade de se registar feridos e inclusive perdas de vida humanas é maior. Sem deixar de mencionar que, grande parte desses carros “my loves” não têm a devida licença para operarem como transportes públicos.
Tendo em conta a carência de vida actual, urge prover uma frota de transporte que facilite acesso aos bairros de expansão. Esta deve ser a grande aposta do nosso executivo, uma ser nestas zonas onde se encontram concentrados diferentes jovens que procuram iniciar as suas vidas. O provimento da rede de transporte deve ser concebida pensando no rápido desenvolvimento das zonas em expansão.
Reconheço existir vontade e esforço por parte do governo para a construção de estradas que possam permitir maior mobilidade aos moradores dos novos bairros em expansão, como é o caso da Estrada Circular de Maputo. Esta infra-estrutura trará médio e longo prazos benefícios não só a nível das zonas por ela abrangidas, mas também para o desenvolvimento sócio-económico do país. Há que realçar, entretanto, que a construção desta infra-estrutura deve ser acompanhada pelo provimento de uma rede de transporte público à altura das necessidades dessas zonas.
O governo moçambicano reconheceu a sua incapacidade para resolver o problema de falta de transportes no país e acabar com as carinhas caixa aberta
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