terça-feira, 4 de outubro de 2016

Dia da Paz: O Que Celebrar?

Foto: Google
Celebra-se hoje (04 de Outubro) o Dia da Paz em Moçambique. Os Acordos Gerais da Paz (AGP's) assinado em 1992 entre o governo da República de Moçambique e a RENAMO marcou o fim de uma guerra civil que durou 16 anos e que dissipou em combate cerca de um milhão de vidas. Até então, os moçambicanos guardam de forma indelével tristes recordações deste conflito armado. Passam já 24 anos após a assinatura dos AGP's. No entanto, o país ainda se encontra em fase de superação das consequências registadas a nível político, económico e social.
Moçambique já foi tido como exemplo de um país a seguir, no que se refere à preservação da paz a nível do continente africano. De 2013 a esta parte, o exemplo de que éramos destaque vem sendo machado por conflitos internos opondo as forças governamentais e da RENAMO. Hoje, vemos a paz ameaçada. A conciliação conquistada com grande sacrifício vem sendo desvalorizado e tentativas de se pôr fim as hostilidades entre as partes em conflitos não tem surtido os desejados efeitos.
Se ontem vivíamos um período de relativa paz, hoje, já não se pode falar do calar de armas. Desde o início do conflito armado, já se registou várias perdas de vidas humanas entre militares e civis sob olhar aparentemente intrépido das alas em confronto. A par do conflito armado ou guerra, conforme as denominações a que têm sido atribuído aos confrontos, a economia nacional encontra-se igualmente fragilizada com a depreciação do metical face ao dólar norte-americano e, consequentemente, o aumento dos preços dos produtos básicos, o que torna o custo de vida cada vez mais caro.
Será que hoje vivemos a paz com qual sonhámos há 24 anos? O que celebrar diante de uma economia fragilizada e um país dividido por conta dos confrontos armados? Qual é significado do Dia da Paz para o cidadão moçambicano que vê o seu poder de compra reduzido e que vive sob constante ameaça de retorno à guerra? O que comemorar num país cuja qualidade de educação vem sistematicamente baixando e a divida pública cresce de forma desenfreada? Qual é o significado do 04 de Outubro para o cidadão que, para sobreviver, tem de se submeter às esquemas de corrupção? Antes de questionarmos o que celebrar no Dia da Paz, urge meditar se realmente vivemos em paz.
Julgo que devemos repensar no conceito "paz". O que é paz? Se outrora definíamos paz como ausência de guerra ou colar das armas, esta definição hoje não mais responde ao conceito, porquanto as armas soam e safam preciosas vítimas. Como cidadão moçambicano, não necessitámos de discursos eloquentes de apelo ao fim das hostilidades, conforme tem sucedido nos últimos tempos aquando das celebrações deste dia. Muito menos pretendemos saber quem é o culpado ou quem tem razão. Mas sim, queremos acções concretas que nos levam à tão desejada paz e assim celebrarmos os próximos o 04 de Outubro em pleno espírito de paz.

Feliz Dia da Paz?! 

Sem comentários:

Enviar um comentário