Foto: Yves Herman - Reuters |
O parlamento catalão aprovou, nesta sexta-feira (27.10), a resolução com vista a declaração unilateral da independência. A votação foi feita de forma secreta, a qual apurou 72 votos a favor, dez contra e dois em branco, num órgão composto por um total de 135 deputados.
Contudo, vários deputados revelaram o seu sentido de voto. Os deputados do Ciutadans, PSC e o PP catalão, que se opõem à independência abandonaram o parlamento antes do início da votação.
Nas ruas de Barcelona, a população pôs-se a celebrar a vitória de “sim”. Reagindo no twitter, o Presidente do Governo central, Mariano Rajoy, pediu tranquilidade a todos os espanhóis referindo que “o Estado de Direito vai restaurar a legalidade na Catalunha”, e pouco depois o Senado aprovou o artigo 155, com 214 votos a favor, 47 votos contra e uma abstenção. Com a aprovação deste artigo, Madrid pode avançar para a anulação da autonomia da Catalunha.
Fonte: ntatendaPido tranquilidad a todos los españoles. El Estado de Derecho restaurará la legalidad en Cataluña. MR— Mariano Rajoy Brey (@marianorajoy) 27 de outubro de 2017