quinta-feira, 23 de novembro de 2017

O Embaraço das Meias Furadas

Acordei entusiasmado, e não era para menos. Tinha uma entrevista de emprego marcada para as primeiras horas do dia. Tomei o meu habitual banho e, como era de se esperar, seleccionei a melhor roupa do meu guarda-fato. Decidi vestir o meu terno Giorgio Armani, que meu tio me comprara na Itália quando lá visitou ano passado. 
Sempre soube que as mulheres levam muito tempo para se vestir. Mas, confesso que hoje me senti como uma dessas mulheres, que levam horas a fio fazendo a maquiagem em frente ao espelho. Duas horas depois, estava eu já todo trajado. Aliás, faltavam-me vestir as meias para de seguida estrear os meus sapatos novos que a minha mãe me oferecera no meu aniversário.
Inclinei para tirar o único par de meias que eu guardara na última gaveta da cómoda. Quando tirei, notei que as mesmas estavam furadas. – Oh, o que é isso? – gritei inconformado, mas nada podia fazer. Os ratos já tinham dado cabo de todas elas. 
Os ratinhos tinham roído as meias fazendo com que os meus dedos ficassem todos à vista. Aqueles pequenos mamíferos me tinham pregado uma partida!
Pensei em cosê-las de forma a minimizar o dano causado pelos ratos. Porque eu gastara, porém, muito tempo em frente ao espelho e para evitar um eventual atraso, decidi sair mesmo com aquelas meias furadas.
– Ninguém vai notar. Quem pode ver meias estando elas no interior de sapatos? – Pensei, conformado com a situação. 
Enquanto saía de casa em direcção à paragem dos transportes públicos, recebi elogios de toda sorte: 
– Está lindo querido! – bradavam as minhas vizinhas em delírio.
Tomei o primeiro "chapa" que me apareceu e meia hora depois estava já bem perto do local onde se marcara a entrevista. 

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

COMUNICADO DE IMPRENSA: Maputo acolhe primeira edição da Semana das Artes

A cidade de Maputo vai conhecer um movimento artístico diferente durante oito dias, de 25 de Novembro a 2 de Dezembro de 2017. Trata-se da primeira edição da “SEMANA DAS ARTES”, realizada pela Vice Versa Ideias, com o patrocínio do BCI, o evento vai convergir várias artes em diferentes espaços da cidade.

A riqueza e a diversidade do trabalho criativo e cultural de Moçambique já reclamava um evento que faça convergir os criadores e as obras, assim como aliar o amor pela arte ao negócio que este sector representa. Essa é a principal razão para a realização, pela primeira vez na capital do país, da Semana das Artes, pela Vice Versa – Ideias, com a organização do Movimento Literário Kuphaluxa, Design Talk, Casa das Artes e Núcleo de Estudantes da Escola de Comunicação e Artes (NEECA), com o patrocínio do BCI.
A Semana das Artes que ora se anuncia, arranca já no próximo dia 25 de Novembro e vai até 02 de Dezembro de 2017, e ocupará vários espaços, desde o bairro (Chamanculo) até os sítios habituais de convívio com arte, nomeadamente, o Museu Nacional de Arte, o Centro Cultural Brasil-Moçambique, e o DEAL – Espaço Criativo.
Este evento que conta ainda com as parcerias da Escola Superior Técnica, da UP, Xiluva Artes e do Gil Vicente Café-Bar, terá um programa diversificado, a constituir uma montra maior da produção artístico-cultural, quer por parte de artistas, estudantes de artes e empresas de áreas criativas, a destacar, espectáculos de música, teatro, feiras de artesanato, livro, disco e gastronomia, exposições de pintura e fotografia, cinema e encontros criativos, lançamentos de livros e ainda uma acção de responsabilidade social, os passeios de bicicleta e a pé pelo bairro de Chamanculo, com o ideal de recolher donativos para a construção de uma biblioteca em benefício daquela comunidade suburbana.

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Resultados de Pesquisas Discutidos na Conferência Internacional da TB

TB2017
Teve início na passada terça-feira (07.11), em Maputo, a Conferência de Tuberculose (TB) sob o lema: Inovações, Desafios e Soluções no Controlo da TB, organizada pelo Ministério da Saúde (MISAU) através do Instituto Nacional de Saúde e a Direcção Nacional de Saúde Pública/Programa Nacional de Controlo da Tuberculose em colaboração com a Sociedade Americana de Microbiologia, Agência Norte Americana para o Desenvolvimento Internacional, PEPFAR e FHI360. 

Procedendo com as notas de boas-vindas, o director do Instituto Nacional de Saúde, Ilesh Jani, referiu que o evento tem como objectivo fazer a partilha de resultados de pesquisas e actualizações nas directrizes de rastreio e detecção de casos, diagnóstico, monitoria e tratamento tuberculose, assim como promover uma oportunidade de diálogo entre os vários intervenientes que trabalham nesta área.

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Governo de Moçambique compra viaturas de luxos em tempos de crise

Capa do Jornal Canal de Moçambique, Edição de 01.11.2017
Governo de Moçambique anunciou, através do jornal notícias, a aquisição de 45 viaturas de luxos,
facto que foi amplamente criticado pela imprensa nacional.  Os preços das viaturas requeridas pelo executivo variam de 1.350.000,00 a pouco mais 11 milhões de meticais por unidade. Constam dos lotes viaturas como Mercedes-Benz modelo S400; Toyota Land Cruiser 200, VX, Station; Ford, modelo Ranger 3.2, Ford, modelo Wildtrak 3.2, cabine dupla e Hyundai, modelo Accent 1.6cc,

Estas aquisições acontecem num momento em que o país atravessa por uma crise financeira, tendo o novo governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, afirmado que “sem doadores problemas de 2016 continuarão em 2018”.

Na sua edição de 31 de Outubro, o jornal O País Online avança que: 
“A compra de 45 viaturas representa um custo de 118.096.251,14MT aos cofres do Estado é feita num ano em que o Governo assumiu a racionalização da despesa pública e priorização de afectação de recursos para sectores económicos e sociais.
Mas a realidade mostra o contrário. Por exemplo, no Orçamento deste ano o governo prevê gastar 132 milhões de meticais com a compra de autocarros de transporte público, praticamente o mesmo valor das viaturas que vão servir apenas 45 dirigentes”.