quinta-feira, 16 de novembro de 2017

COMUNICADO DE IMPRENSA: Maputo acolhe primeira edição da Semana das Artes

A cidade de Maputo vai conhecer um movimento artístico diferente durante oito dias, de 25 de Novembro a 2 de Dezembro de 2017. Trata-se da primeira edição da “SEMANA DAS ARTES”, realizada pela Vice Versa Ideias, com o patrocínio do BCI, o evento vai convergir várias artes em diferentes espaços da cidade.

A riqueza e a diversidade do trabalho criativo e cultural de Moçambique já reclamava um evento que faça convergir os criadores e as obras, assim como aliar o amor pela arte ao negócio que este sector representa. Essa é a principal razão para a realização, pela primeira vez na capital do país, da Semana das Artes, pela Vice Versa – Ideias, com a organização do Movimento Literário Kuphaluxa, Design Talk, Casa das Artes e Núcleo de Estudantes da Escola de Comunicação e Artes (NEECA), com o patrocínio do BCI.
A Semana das Artes que ora se anuncia, arranca já no próximo dia 25 de Novembro e vai até 02 de Dezembro de 2017, e ocupará vários espaços, desde o bairro (Chamanculo) até os sítios habituais de convívio com arte, nomeadamente, o Museu Nacional de Arte, o Centro Cultural Brasil-Moçambique, e o DEAL – Espaço Criativo.
Este evento que conta ainda com as parcerias da Escola Superior Técnica, da UP, Xiluva Artes e do Gil Vicente Café-Bar, terá um programa diversificado, a constituir uma montra maior da produção artístico-cultural, quer por parte de artistas, estudantes de artes e empresas de áreas criativas, a destacar, espectáculos de música, teatro, feiras de artesanato, livro, disco e gastronomia, exposições de pintura e fotografia, cinema e encontros criativos, lançamentos de livros e ainda uma acção de responsabilidade social, os passeios de bicicleta e a pé pelo bairro de Chamanculo, com o ideal de recolher donativos para a construção de uma biblioteca em benefício daquela comunidade suburbana.
Para cumprir com o objectivo de erguer a biblioteca espaço criativo nos dos subúrbios mais expressivos culturalmente da cidade de Maputo, num projecto da Associação Casa das Artes que já vem realizando actividades artísticas com as crianças daqueles bairros, no dia 25 de Novembro, a abrir a Semana das Artes, irá decorrer um passeio de bicicleta que vai dar ao Chamanculo, no campo do Pão Nosso, onde terão lugar a partir das 9h actividades recreativas, incluindo uma feira mista e exposição fotográfica do projecto "VêSó" que levou vários fotógrafos profissionais e amadores a fazer registo da vida no Chamanculo. 
Já a partir do dia 28 até dia 30 de Novembro, terão lugar os Encontros Criativos que são conversas de partilha de experiências de diferentes personalidades e empresas criativas culturais, no DEAL-Espaço Criativo e no Centro Cultural Brasil-Moçambique. Serão principais intervenientes, Júlia Sarmento, Raquel Carrilho e Sérgio Langa para o debate sobre "as mulheres na cultura", Cláudio Ferrão (Orera), Marcelo Lima (Machamba Criativa) e Elcídio Bila (Kuvanjnga) irão partilhar experiências sobre suas respectivas empresas e projectos culturais no tema "Cultura e Inovação". Outros destaques são, o debate sobre as artes e a internet com jovens mentores de blogues sobre artes e cultura, o lançamento do livro do escritor Alex Dau e uma exposição do artista plástico João Timane que estará patente no CCBM durante toda a Semana.

Para encerrar Semana das Artes, no dia 02 de Dezembro, no Museu Nacional de Artes terá lugar a grande festa que a partir das 10h vai reunir uma feira de artes e actividades culturais para a infância, jovens e adultos. As 18h, o espectáculo de música ai vivo com os Xitiku Nu Mbaula, Melita Matsinhe e música reggae com Ras Ghotaz (Magestic Sound System), Ras Soto, entre outros convidados. 











Sem comentários:

Enviar um comentário