sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Internautas Criticam Filipe Nyusi pela Compra de Jato Executivo e a Noticia Repercute o Mundo

A imprensa nacional anunciou no passado mês de Novembro que o executivo tinha adquirido um jato para o Presidente da República, Filipe Nyusi, facto que foi imediatamente desmentida pela Agência de Informação de Moçambique (AIM) citada pelo Club of Mozambique, alegando que a aeronave em questão, um Bombardier Challenger de 15 lugares, avaliada em cerca de 9 milhões de dólares, foi comprada pelo Fundo de Desenvolvimento de Transportes do governo (FTC), não para o presidente Nyusi, mas para a MEX, que é uma subsidiária da Moçambique Airlines (LAM).

Fazendo eco a informação divulgada pela AIM, a Agência Angola Press (ANGOP), escreveu numa matéria publicada no dia 15 de Novembro que: Carlos Mesquita (Ministro de Transporte e Comunicação) adiantou não estar fora de questão um possível uso da aeronave pelo Presidente da República, pois foi adquirida para fins comerciais, pelo que a “Presidência da República pode ser um cliente atractivo para esse segmento de negócio da MEX”.

Entretanto, um artigo publicado pelo Daily Mail Online, referente ao dia 09 de Dezembro do ano corrente, afirma que o governo moçambicano comprou um jato privado avaliado em 7 milhões de libras (560 milhões de Meticais) enquanto os moçambicanos morrem a fome e o país recebe 55 milhões de libras (4.400 milhões de Meticais) por ano de ajuda externa do Reino Unido. Segundo avança o DailyMail, o jato executivo foi comprado com um empréstimo junto ao banco estatal Banco Nacional de Investimento.
O Tabloid britânico The Daily Express também abordou o assunto sobre a compra do jato particular trazendo um artigo com o título “Foreign aid madness: Mozambique president splashes £7MILLION on private jet” que traduzido lê-se “Loucura na ajuda externa: o Presidente de Moçambique exibe 7 milhões de libras em jato particular.”


Após a repercussão do assunto referente à compra do “luxuoso jato”, diferentes internautas manifestaram o seu descontentamento correlação à aquisição do executivo. Alguns relembraram ainda algumas decisões “pomposas” aquisições feitas pelo executivo ao longo do ano como, por exemplo, a compra de 18 Mercedes-Benz avaliadas em 228 milhões de dólares, em Julho, assim como a recente compra de 45 viaturas de luxos avaliadas em  118.096.251,14MT conforme reportou o jornal O País Online. 


No twitter, o Club of Mozambique reportou o facto nos seguintes termos:

Tom Bowker, reagindo igualmente, no twitter, escreveu:
Traducão (Google): Seja qual for a verdade das desculpas do governo, este avião acabará por ser pago pelo estado moçambicano

Dércio Tsandzana, bloguista e activista social, contestou a aquisição do governo referindo que o valor alocado para a compra do jato resolveria parte do problema relacionada ao pagamento de salários de professores.

No facebook, o estudante de jornalismo, Daniel Tinga, assim reagiu: 

 


O analista político, Hilário Chacate, reagiu nos seguintes termos:

 


 Mussa Chaleque, bloguista, reagindo no twitter:

Tradução (Google): Ainda não consigo acreditar ... 😕
Não podemos entender como o nosso governo atua. Os moçambicanos sofrem devido à falta de transporte público. Por outro lado, nossos líderes gastam £ 7 milhões para comprar um jato executivo. Que Vergonha.



O Jornalista Rafael Dias reagindo em relação à matéria publicada pelo Daily Mail assim comentou:

 

Sem comentários:

Enviar um comentário