quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Moçambicanos elegem “tseke” PALAVRA DO ANO® 2017

Imagem: Plural Editores

Desde o início da votação, nos primeiros dias de novembro, percebeu-se que seria uma disputa até ao último segundo. No final, a escolha dos moçambicanos para PALAVRA DO ANO® 2017 foi para “tseke”, deixando “trégua” no segundo lugar a curta distância.


A palavra “tseke” ganhou notoriedade quando o governo recomendou aos moçambicanos a aposta na sua produção como uma forma de reduzir a pobreza e a fome no país. Tseke está registada no Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora, disponível gratuitamente em www.infopedia.pt. A lista de palavras candidatas a PALAVRA DO ANO® é produto do trabalho permanente de observação e acompanhamento da realidade da língua portuguesa levado a cabo pela Plural Editores Moçambique, através da análise de frequência e distribuição de uso das palavras e do relevo que elas alcançam, tanto nos meios de comunicação como nas redes sociais, tendo em consideração também as sugestões dos moçambicanos através do site www.palavradoano.co.mz.

A PALAVRA DO ANO® é uma iniciativa da Plural Editores Moçambique e tem como principal objetivo sublinhar a riqueza lexical e o dinamismo criativo da língua portuguesa, património vivo e precioso de todos os que nela se expressam, acentuando, assim, a importância das palavras e dos seus significados na produção individual e social dos sentidos com que vamos interpretando e construindo a própria vida. A partir de agora, inicia-se o trabalho que conduzirá à definição das 10 palavras candidatas a PALAVRA DO ANO® 2018.


Os resultados obtidos pelas 10 palavras candidatas nesta edição foram:






Sem comentários:

Enviar um comentário