sábado, 18 de fevereiro de 2017

Moçambique Já Conta com Um Programa Feito de Surdos para Surdos

Foto: TV Surdo
TV Surdo é uma plataforma de televisão online voltada a produção e difusão de conteúdos noticiosos com foco para surdos. Fundada em 2008 e oficialmente registada em 2016 com a denominação Associação TV Surdo Moçambique, é composta por 10 membros, todos surdos, dos quais 7 trabalham a tempo inteiro na TV e os restantes 3 são colaboradores não executivos.

Em Moçambique, como em muitos outros países, as Pessoas Com Deficiência, (PCD) são constantemente descriminadas, muitas vezes lhes são vedadas a participação em muitas acções da sociedade, essas acções de exclusão são mais visíveis nas zonas rurais, onde os surdos estão inseridos em maior número.
As acções de exclusão estão associadas ao crescente número de surdos desempregados, sem educação e principalmente sem informação.
A informação, tida como um mecanismo capaz de mudar mentes, elevar o nível de participação de qualquer cidadão é "negada" a comunidade surda moçambicana, pelo simples facto de nenhum canal de comunicação nacional prover informação com recurso a língua de sinais, com excepção da Televisão de Moçambique - TVM, que, pelo menos, passa informação com língua de sinais, no jornal da tarde.
Segundo Sérgio Albuquerque, produtor do programa, atendendo que, a STV é um canal de televisão com forte presença em Moçambique, a TV Surdo acredita que com o programa televisivo, poderá chegar a muitos surdos presentes no país.


Este programa é também uma forma de afirmação da comunidade surda na sociedade, é o início de um processo de inclusão que Moçambique esta a conhecer. É uma forma de advocacia, uma forma de exigir que politicas tendentes a promoção e promoção e participação de políticas sejam efectivadas.
O programa é produzido por surdos para surdos, mas a linguagem utilizada é inclusiva, os vídeos apresentam, som, legenda e língua de sinais, para que qualquer pessoa possa assistir aos conteúdos. Isto significa que ao mesmo tempo que o programa passa as pessoas podem também aprender língua de sinais.
O programa foi transmitido pela primeira vez no sábado (18 de Fevereiro), na STV Notícias, e a sua estreia no canal aberto está previsto para domingo (19), na STV generalista. 


Para mais informação, visite AQUI o Canal do Youtube da TV Surdo.

Sem comentários:

Enviar um comentário