quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Indicação de José Pacheco para Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação gera contestação nas redes sociais

Foto: MINEC 
Através de um comunicado, o Presidente Filipe Jacinto Nyusi, sem apresentar nenhum motivo, exonerou no passado dia 12 de Dezembro, quatro membros do seu Governo, facto inédito no país. As surpresas recaíram sobre nomes como Letícia Klemens, que dirigia o Ministério dos Recursos Minerais e fora escolha pessoal do Chefe de Estado, e de Max Tonela que dirigia o Ministério da Industria e Comércio.

A queda de Oldemiro Balói que, desde 2008, vinha encabeçando o Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação (MINEC) não foi de grande surpresa dado o tempo que já dirigia a pasta diplomática, porquanto acreditou-se que Balói poderia ter solicitado o seu afastamento por questões de reforma. Contudo, a grande surpresa para os moçambicanos  foi mesmo o nome indicado para a sua sucessão: José Pacheco, que acabava de ser afastado do Ministério da Agricultura.

Dentre os nomes exonerados pelo PR, o do ministro Pacheco era já aguardado pelo fraco e não notável trabalho realizado no Ministério da Agricultura. O que quase ninguém esperou é que, volta e meia, ele fosse indicado para assumir a pasta diplomática. Aliás, vaticinou-se muitos prováveis nomes para a direcção do MINEC, bem assim acreditou-se que o Pacheco pudesse ser isolado do governo. 

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Estado da Nação 2017: Um Olhar da Sociedade Civil

Um dos momentos mais altos da governação democrática em Moçambique é a apresentação, pelo Chefe do Estado, da “Informação Anual à Assembleia da República sobre a Situação Geral da Nação”.
Apresentada em Dezembro de cada ano, esta informação retrata, na perspectiva do Chefe do Estado, a situação geral (da governação) do país no ano prestes a terminar.
No passado, a apresentação desta informação era um momento verdadeiramente democrático, as bancadas parlamentares tinham tempo para colocar perguntas ao Chefe do Estado e ver as suas questões respondidas, numa sessão parlamentar difundida em directo pelas estações de rádio e televisão públicas e privadas, permitindo ao público acompanhar e se educar sobre o processo democrático e, com isso, ganhar confiança para o exercício da cidadania que é o viés para o desenvolvimento democrático. Baixe AQUI o documento completo.

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Internautas Criticam Filipe Nyusi pela Compra de Jato Executivo e a Noticia Repercute o Mundo

A imprensa nacional anunciou no passado mês de Novembro que o executivo tinha adquirido um jato para o Presidente da República, Filipe Nyusi, facto que foi imediatamente desmentida pela Agência de Informação de Moçambique (AIM) citada pelo Club of Mozambique, alegando que a aeronave em questão, um Bombardier Challenger de 15 lugares, avaliada em cerca de 9 milhões de dólares, foi comprada pelo Fundo de Desenvolvimento de Transportes do governo (FTC), não para o presidente Nyusi, mas para a MEX, que é uma subsidiária da Moçambique Airlines (LAM).

Fazendo eco a informação divulgada pela AIM, a Agência Angola Press (ANGOP), escreveu numa matéria publicada no dia 15 de Novembro que: Carlos Mesquita (Ministro de Transporte e Comunicação) adiantou não estar fora de questão um possível uso da aeronave pelo Presidente da República, pois foi adquirida para fins comerciais, pelo que a “Presidência da República pode ser um cliente atractivo para esse segmento de negócio da MEX”.

Entretanto, um artigo publicado pelo Daily Mail Online, referente ao dia 09 de Dezembro do ano corrente, afirma que o governo moçambicano comprou um jato privado avaliado em 7 milhões de libras (560 milhões de Meticais) enquanto os moçambicanos morrem a fome e o país recebe 55 milhões de libras (4.400 milhões de Meticais) por ano de ajuda externa do Reino Unido. Segundo avança o DailyMail, o jato executivo foi comprado com um empréstimo junto ao banco estatal Banco Nacional de Investimento.

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Moçambicanos elegem “tseke” PALAVRA DO ANO® 2017

Imagem: Plural Editores

Desde o início da votação, nos primeiros dias de novembro, percebeu-se que seria uma disputa até ao último segundo. No final, a escolha dos moçambicanos para PALAVRA DO ANO® 2017 foi para “tseke”, deixando “trégua” no segundo lugar a curta distância.


A palavra “tseke” ganhou notoriedade quando o governo recomendou aos moçambicanos a aposta na sua produção como uma forma de reduzir a pobreza e a fome no país. Tseke está registada no Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora, disponível gratuitamente em www.infopedia.pt. A lista de palavras candidatas a PALAVRA DO ANO® é produto do trabalho permanente de observação e acompanhamento da realidade da língua portuguesa levado a cabo pela Plural Editores Moçambique, através da análise de frequência e distribuição de uso das palavras e do relevo que elas alcançam, tanto nos meios de comunicação como nas redes sociais, tendo em consideração também as sugestões dos moçambicanos através do site www.palavradoano.co.mz.

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

MISA Moçambique Preocupado Com Ameaças a Jornalistas em NAMPULA


O núcleo do MISA-Moçambique em Nampula tomou conhecimento, com justificada preocupação, da confiscação do equipamento de trabalho do jornalista da Rádio Comunitaria de Nacala, Inácio Mutipo, e da ameaça de morte feita ao jornalista e director editorial do jornal Ikweli, Aunício Silva.

Inácio Mutipo viu seu equipamento de trabalho constituído por gravador e dois  telefones  celulares  confiscados pela polícia, quando efectuava a cobertura jornalística do baleamento mortal de um  agente  da Polícia pelo seu colega, ocorrido na tarde da  sexta-feira passada em Nacala-A-Velha, na  província de Nampula. 

Um dia depois, sábado à noite, na cidade de Nampula, o jornalista e director editorial do jornal Ikweli, editado em Nampula, Aunício Silva, foi alvo de ameaça de morte, por um indivíduo cuja identificação não foi possível apurar. De acordo com o jornalista, pouco depois de abandonar as instalações do jornal, teria sido abordado por um indivíduo que lhe apontou com uma pistola, afirmando que o jornal Ikweli estava a prejudicar a imagem do presidente do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), Daviz Simango, assim como do candidato deste partido para as eleições intercalares municipais de 24 de Janeiro.

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

O Embaraço das Meias Furadas

Acordei entusiasmado, e não era para menos. Tinha uma entrevista de emprego marcada para as primeiras horas do dia. Tomei o meu habitual banho e, como era de se esperar, seleccionei a melhor roupa do meu guarda-fato. Decidi vestir o meu terno Giorgio Armani, que meu tio me comprara na Itália quando lá visitou ano passado. 
Sempre soube que as mulheres levam muito tempo para se vestir. Mas, confesso que hoje me senti como uma dessas mulheres, que levam horas a fio fazendo a maquiagem em frente ao espelho. Duas horas depois, estava eu já todo trajado. Aliás, faltavam-me vestir as meias para de seguida estrear os meus sapatos novos que a minha mãe me oferecera no meu aniversário.
Inclinei para tirar o único par de meias que eu guardara na última gaveta da cómoda. Quando tirei, notei que as mesmas estavam furadas. – Oh, o que é isso? – gritei inconformado, mas nada podia fazer. Os ratos já tinham dado cabo de todas elas. 
Os ratinhos tinham roído as meias fazendo com que os meus dedos ficassem todos à vista. Aqueles pequenos mamíferos me tinham pregado uma partida!
Pensei em cosê-las de forma a minimizar o dano causado pelos ratos. Porque eu gastara, porém, muito tempo em frente ao espelho e para evitar um eventual atraso, decidi sair mesmo com aquelas meias furadas.
– Ninguém vai notar. Quem pode ver meias estando elas no interior de sapatos? – Pensei, conformado com a situação. 
Enquanto saía de casa em direcção à paragem dos transportes públicos, recebi elogios de toda sorte: 
– Está lindo querido! – bradavam as minhas vizinhas em delírio.
Tomei o primeiro "chapa" que me apareceu e meia hora depois estava já bem perto do local onde se marcara a entrevista. 

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

COMUNICADO DE IMPRENSA: Maputo acolhe primeira edição da Semana das Artes

A cidade de Maputo vai conhecer um movimento artístico diferente durante oito dias, de 25 de Novembro a 2 de Dezembro de 2017. Trata-se da primeira edição da “SEMANA DAS ARTES”, realizada pela Vice Versa Ideias, com o patrocínio do BCI, o evento vai convergir várias artes em diferentes espaços da cidade.

A riqueza e a diversidade do trabalho criativo e cultural de Moçambique já reclamava um evento que faça convergir os criadores e as obras, assim como aliar o amor pela arte ao negócio que este sector representa. Essa é a principal razão para a realização, pela primeira vez na capital do país, da Semana das Artes, pela Vice Versa – Ideias, com a organização do Movimento Literário Kuphaluxa, Design Talk, Casa das Artes e Núcleo de Estudantes da Escola de Comunicação e Artes (NEECA), com o patrocínio do BCI.
A Semana das Artes que ora se anuncia, arranca já no próximo dia 25 de Novembro e vai até 02 de Dezembro de 2017, e ocupará vários espaços, desde o bairro (Chamanculo) até os sítios habituais de convívio com arte, nomeadamente, o Museu Nacional de Arte, o Centro Cultural Brasil-Moçambique, e o DEAL – Espaço Criativo.
Este evento que conta ainda com as parcerias da Escola Superior Técnica, da UP, Xiluva Artes e do Gil Vicente Café-Bar, terá um programa diversificado, a constituir uma montra maior da produção artístico-cultural, quer por parte de artistas, estudantes de artes e empresas de áreas criativas, a destacar, espectáculos de música, teatro, feiras de artesanato, livro, disco e gastronomia, exposições de pintura e fotografia, cinema e encontros criativos, lançamentos de livros e ainda uma acção de responsabilidade social, os passeios de bicicleta e a pé pelo bairro de Chamanculo, com o ideal de recolher donativos para a construção de uma biblioteca em benefício daquela comunidade suburbana.

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Resultados de Pesquisas Discutidos na Conferência Internacional da TB

TB2017
Teve início na passada terça-feira (07.11), em Maputo, a Conferência de Tuberculose (TB) sob o lema: Inovações, Desafios e Soluções no Controlo da TB, organizada pelo Ministério da Saúde (MISAU) através do Instituto Nacional de Saúde e a Direcção Nacional de Saúde Pública/Programa Nacional de Controlo da Tuberculose em colaboração com a Sociedade Americana de Microbiologia, Agência Norte Americana para o Desenvolvimento Internacional, PEPFAR e FHI360. 

Procedendo com as notas de boas-vindas, o director do Instituto Nacional de Saúde, Ilesh Jani, referiu que o evento tem como objectivo fazer a partilha de resultados de pesquisas e actualizações nas directrizes de rastreio e detecção de casos, diagnóstico, monitoria e tratamento tuberculose, assim como promover uma oportunidade de diálogo entre os vários intervenientes que trabalham nesta área.

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Governo de Moçambique compra viaturas de luxos em tempos de crise

Capa do Jornal Canal de Moçambique, Edição de 01.11.2017
Governo de Moçambique anunciou, através do jornal notícias, a aquisição de 45 viaturas de luxos,
facto que foi amplamente criticado pela imprensa nacional.  Os preços das viaturas requeridas pelo executivo variam de 1.350.000,00 a pouco mais 11 milhões de meticais por unidade. Constam dos lotes viaturas como Mercedes-Benz modelo S400; Toyota Land Cruiser 200, VX, Station; Ford, modelo Ranger 3.2, Ford, modelo Wildtrak 3.2, cabine dupla e Hyundai, modelo Accent 1.6cc,

Estas aquisições acontecem num momento em que o país atravessa por uma crise financeira, tendo o novo governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, afirmado que “sem doadores problemas de 2016 continuarão em 2018”.

Na sua edição de 31 de Outubro, o jornal O País Online avança que: 
“A compra de 45 viaturas representa um custo de 118.096.251,14MT aos cofres do Estado é feita num ano em que o Governo assumiu a racionalização da despesa pública e priorização de afectação de recursos para sectores económicos e sociais.
Mas a realidade mostra o contrário. Por exemplo, no Orçamento deste ano o governo prevê gastar 132 milhões de meticais com a compra de autocarros de transporte público, praticamente o mesmo valor das viaturas que vão servir apenas 45 dirigentes”.

sábado, 28 de outubro de 2017

Parlamento Catalão aprova declaração de independência

Foto: Yves Herman - Reuters
O parlamento catalão aprovou, nesta sexta-feira (27.10), a resolução com vista a declaração unilateral da independência. A votação foi feita de forma secreta, a qual apurou 72 votos a favor, dez contra e dois em branco, num órgão composto por um total de 135 deputados.

Contudo, vários deputados revelaram o seu sentido de voto. Os deputados do Ciutadans, PSC e o PP catalão, que se opõem à independência abandonaram o parlamento antes do início da votação.

Nas ruas de Barcelona, a população pôs-se a celebrar a vitória de “sim”. Reagindo no twitter, o Presidente do Governo central, Mariano Rajoy, pediu tranquilidade a todos os espanhóis referindo que “o Estado de Direito vai restaurar a legalidade na Catalunha”, e pouco depois o Senado aprovou o artigo 155, com 214 votos a favor, 47 votos contra e uma abstenção. Com a aprovação deste artigo, Madrid pode avançar para a anulação da autonomia da Catalunha.

Fonte: ntatenda

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Inquérito de Indicadores de Imunização, Malária e HIV/SIDA, 2015 – Relatório Final

O presente relatório resume os resultados de Inquérito de Indicadores de Imunização, Malária e
HIV/Sida em Moçambique (IMASIDA 2015), conduzido pelo Instituto Nacional de Saúde (INS) e o Ministério de Saúde, em colaboração com o Instituto Nacional de Estatística (INE). O inquérito contou com a assistência técnica da ICF, através do Programa de Inquéritos Demográficos e de Saúde (Programa DHS). A assistência técnica adicional foi proporcionada pelo CDC (Centers for Disease Control and Prevention) dos Estados Unidos da América, através do seu escritório em Moçambique. O inquérito foi financiado pela Agencia dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) através dos fundos da Iniciativa do Presidente dos Estados Unidos para o Controlo da Malária (PMI), Fundo Global (FG – Rondas 8 e 9), Organização Mundial de Saúde (OMS), Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF), Aliança Internacional para Saúde/Universidade de Washington (HAI/UW), Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP), Conselho Nacional de Combate ao HIV e SIDA (CNCS), através do seu Fundo Comum e Plano de Emergência do Presidente dos Estados Unidos para o Alívio da SIDA (PEPFAR), através do CDC.  Baixe AQUI o relatório final do IMASIDA

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Fundação MASC e OSCs Lançam “Votar” para Garantir Participação e Transparência nas Eleições

Foto: Fundação MASC
A Fundação MASC em coordenação com seis organizações da sociedade civil lançou na última Terça-Feira (17) o projecto “Votar Moçambique” que visa essencialmente garantir a observação eleitoral e a participação dos cidadãos nas próximas eleições. O projecto contempla 4 componentes, nomeadamente: Observação jornalística eleitoral, Formação e desenvolvimento democrático para o engajamento da cidadania, Promoção da paz no quadro do processo eleitoral e pesquisa.

O projecto, que é liderado pelo Centro de Integridade Pública (CIP), conta para além da Fundação MASC, que concede apoio institucional e logístico, com a participação do Instituto de Estudos Sociais e Económicos (IESE), Fórum Nacional das Rádios Comunitários (FORCOM), Instituto para a Democracia Multipartidária (IMD), WLSA e o Centro de Capacitação e Aprendizagem da Sociedade Civil (CESC). Cada uma destas organizações, na sua área de especialidade, vai liderar e operacionalizar os programas definidos em coordenação com outras organizações da sociedade civil e cidadãos.

terça-feira, 17 de outubro de 2017

UEM Torna Público o Edital dos Exames de Admissão para o Ano 2018

A Lei n°27/2009, de 29 de Setembro (Lei do Ensino Superior) estabelece, na conjugação do artigo 22 com o Artigo 23, n°5, alínea a), que constitui condição de acesso ao primeiro ciclo de formação do Ensino Superior, corresponde ao grau académico de Licenciatura, a conclusão com aprovação da 12ª Classe do Sistema Nacional de Educação ou equivalente. A Universidade Eduardo Mondlane (UEM) estabelece os Exames de Admissão como critério de selecção, sem prejuízo de outros factores de ponderação fixados na Lei. Assim, torna público que irão decorrer, de 08 a 12 de Janeiro, numa única época e com uma, os exames de admissão a UEM.
Baixa AQUI o edital.

sexta-feira, 13 de outubro de 2017

EUA e Israel Anunciam Saída da UNESCO

Sede da UNESCO
Os Estados Unidos da América anunciaram nesta quinta-feira (10.12) a sua retirada da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) justificando a decisão com o que consideram preconceito anti-israelita. Segundo o departamento de Estado norte-americano, a decisão terá efeitos a partir de 31 de Dezembro. Paralelamente, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, anunciou que o país se prepara para abandonar a organização a UNESCO qualificando a decisão dos EUA como “corajosa”.

Em causa está o facto de, em Julho passado, a UNESCO ter incluído a cidade velha de Hebron, Cisjordânia, na lista de património mundial e, simultaneamente, na lista do património em risco – decisão contestada por Israel que contou com a oposição dos Estados Unidos. A possibilidade de o próximo director da UNESCO ser um árabe terá motivado ainda mais a retirada dos dois aliados.

Contudo, segundo o Departamento de Estado, a administração norte-americana continuará atenta a dossiers relevantes geridos pela organização, nomeadamente: a protecção do património mundial, a defesa da liberdade de imprensa e o fomento das ciências e da educação.

Em resposta, a directora-geral da UNESCO, Irina Bokova, lamentou a retirada dos Estados Unidos da entidade.

Fonte: ntatenda.com

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

O Que a Catalunha e a Espanha Perdem em Caso de Separação

GETTY IMAGES
A economia tem um papel-chave no processo separatista da Catalunha. Tanto soberanistas quanto os contrários à independência usam cifras como argumentos pró e contra a secessão.
A Catalunha diz que aporta ao tesouro espanhol mais do que recebe - os dois grupos se acusam mutuamente de manipular dados e criar cenários que não existem.
Qualquer que seja o resultado, é inevitável que ambas as partes percam algo, segundo o presidente do IEE (Instituto de Estudos Econômicos), José Luis Feito.
O presidente catalão Carles Puigdemont anunciou nesta terça que tem a "intenção de seguir o desejo do povo catalão pela independência", mas propôs que o parlamento suspenda os efeitos da separação para que seja possível encontrar uma solução pacífica para o conflito e dialogar com o governo central de Madri.
Na prática, a situação se alterou pouco - ambos os cenários ainda são possíveis. Confira quais seriam as principais perdas para os dois lados em caso de separação.

terça-feira, 3 de outubro de 2017

Referendo dita “SIM” à independência da Catalunha com 90% de votos

Celebração dos catalães após o anúncio dos resultados do referendo
Realizou-se, no domingo (01.10), o plebiscito sobre a independência da região autônoma da
Catalunha, norte da Espanha. Violência junto às assembleias de voto, com registo de perto de 1000 feridos e forte vigilância policial sob ordem do governo central da Espanha que se manifestou contra o referendo, considerando-o ilegal caracterizaram o dia da votação.

Os primeiros resultados indicam que cerca de 90% dos 2,2 milhões de eleitores, o que constitui uma grande maioria decidiu pelo “sim”. O chefe do governo regional catalão Carles Puigdemont afirmou que o resultado do referendo abre espaço para uma possível declaração da independência.

Puigdemont referiu ainda que a Catalunha ganhou o direito de ser um Estado após o referendo e prometeu levar o resultado da votação ao parlamento de forma que se proceda de acordo com a lei do referendo, que prevê a proclamação unilateral da independência.

Fonte: ntatenda.com

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Resultados de Pesquisa Apresentados nas II Jornadas de Saúde da Região Centro

Realizaram-se entre os dias 14 e 15 de Setembro, em Quelimane – província da Zambézia, as II Jornadas Científicas de Saúde da Região Centro, sob o lema: Pesquisa e Inovação Científica para a Melhoria dos Serviços de Saúde. O director do Instituto Nacional de Saúde (INS) desejou boas-vindas aos participantes do evento referindo que as jornadas são organizadas no âmbito da tradição do Ministério da Saúde, que se mantém desde a independência nacional.
Segundo Ilesh, o evento tem como objectivo, por um lado, divulgar resultados de actividades científicas de saúde. Por outro, num contexto de governação participativa do sistema de saúde, as jornadas procuram criar um momento para discutir aspectos mais importantes de políticas de saúde com base em evidências científicas.
Na sequência, o governador da província da Zambézia, Abdul Razak, manifestou gratidão e satisfação pela confiança depositada à cidade de Quelimane de assumir o desafio de acolher as jornadas de saúde que, no seu entender, constituem uma oportunidade para reflectir sobre a saúde da população da Zambézia, medidas preventivas e curativas e de todo o esquema de administração de saúde.

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

PGR Volta a Publicar o Sumário Executivo do Relatório da Kroll Reeditado

No dia 24 de Junho de 2017, a PGR publicou o Sumário Executivo do relatório de auditoria internacional independente às empresas Proindicus, SA, EMATUM-Empresa Moçambicana de Atum, SA e MAM- Mozambique Asset Management, SA, realizada pela Kroll no contexto dos autos de Instrução Preparatória nº 1/PGR/2015.
Depois da publicação, a Abu Dhabi Mar e a Privinvest, e a Palomar Capital AdvisorsLtd / Palomar Consultants LLC (conjuntamente “Palomar”) contactaram a Kroll, através dos seus advogados, a propósito do conteúdo de determinadas partes do Sumário Executivo.
Na sequência, a Kroll solicitou à PGR, a publicação do Sumário Executivo alterado.
Assim, para satisfazer a solicitação da Kroll, a Procuradoria-Geral da República procede a publicação do Sumário Executivo alterado, nas versões inglesa e portuguesa.

terça-feira, 25 de julho de 2017

Moçambique: Mais uma Unidade de Pesquisa Clínica reforça estudos em Tuberculose

Entrevista com o médico Celso Khosa, Foto: Hermínio Cossa Jr.
A Tuberculose (TB) constitui um problema de saúde a nível global. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que em 2015 houve 10.4 milhões novos casos de TB. Em Moçambique, a taxa de incidência (novos casos) foi estimada em 551/100 000 habitantes em 2015. Neste contexto, a equipa de comunicação do Instituto Nacional de Saúde (INS) deslocou-se ao Hospital Geral da Machava, município da Matola, para entender o funcionamento da Unidade de Pesquisa de Clínica instalada no local. A equipa conduziu uma entrevista com o médico Celso Khosa (CK), Coordenador do Programa de Pesquisa em Tuberculose afecto no Centro de Investigação e Treino em Saúde da Polana Caniço (CISPOC) do INS. 

1. Como é que surge a Unidade de Pesquisa Clínica do Hospital Geral da Machava?
CK: A Unidade de Pesquisa Clínica surge da colaboração entre o Instituto Nacional de Saúde (INS) e a Agência Francesa de Pesquisa (ANRS), no âmbito de um convite formulado ao INS para fazer parte de um estudo multicêntrico, designado Reflate TB 2 do qual participam, para além de Moçambique, mais quatro países, nomeadamente: França, Brasil, Costa de Marfim e Vietname.

terça-feira, 18 de julho de 2017

Governo Abole Os Exames Extraordinários da 10a Classe: Assim Começam Os Cortes nos Sectores Sociais

“Vinte e um milhões de MT investidos”, “13 milhões de MT colectados”, “8 milhões de MT desperdiçados” e “20% de aproveitamento positivo”: o que eliminar primeiro? O Governo decidiu eliminar primeiro os 21 milhões de MT que investia no sector da Educação com a realização dos exames extraordinários no ensino secundário, sob a alegação de que o aproveitamento positivo (de apenas 20%) não justifica o custo. Na verdade, o Governo quer e vai reduzir o investimento na Educação, contrastando com o discurso até há pouco tempo proferido de que a crise financeira do país e as medidas para a sua contenção não iriam afectar os sectores sociais como Saúde e Educação. Mas… já começaram a afectar. Baixe AQUI o documento na integra.

quarta-feira, 12 de julho de 2017

A “Operação Lava Jato” vista de Moçambique

O IDeIAS 96 da autoria do investigador do IESE, Sérgio Chichava,  analisa a maneira como a “Operação Lava Jato” que vem sendo levada a cabo pela justiça brasileira desde 2014 contra empresas e políticos locais suspeitos de envolvimento em actos de corrupção e de lavagem de dinheiro é percebida e discutida pelos media, sociedade civil e partidos políticos moçambicanos. Baixe AQUI.

quarta-feira, 5 de julho de 2017

Ai, Se Eu Tivesse Namorada Como Ela!!!

Foto: Google
Mulher é um ser fantástico. Todo homem gosta de uma bela mulher. Cada um com as suas preferências, certamente. Eu gosto de altas, mas há quem gosta de baixinhas. Alguns homens têm preferência por mulheres magras e outros o oposto, gordas. O homem vive reclamando da mulher, mas não consegue viver sem ela. A mulher foi feita para ser amada, mimada, acarinhada, elogiada, enfim, ela é a parte que complementa a vida do homem. 
Sempre desejei ter uma namorada. Que me amasse, partilhasse os bons momentos comigo, que me compreendesse, que trocasse alguns mimos comigo e depois tudo terminasse em beijos e abraços, tal como nos romances, filmes e novelas. Aí, como desejo ter uma parceira, formar um belo casal como o Jack e Rose do filme Titanic, Renato e Cristiane Cardoso do programa The Love School, Mwando e Sarnau de Balada do Amor ao Vento retratada pela Paulina Chiziane. 
Acho-me lindo, empenhado, inteligente, mas namorada que é bom, não tenho. Sempre fui matrecado pelas mulheres. Bem matrecado. Desprezado, traído e abandonado. Falando nisso, permitem-me vos contar como conheci uma linda jovem que marcou a minha vida, positivamente ou não, não sei. Vocês tirarão as conclusões.
Um dia decidi visitar uma amiga que vive no bairro da Sommerschield. Vesti-me elegantemente, camisete Polo, calças Jeans, relógio Gucci e sapatilhas Nike. Levei os headphone e conectei no meu potente celular BlackBerry, e lá fui eu escutando uma bela música romântica, para quem conhece, eu me deliciava da música “Aguenta Coração” do cantor brasileiro José Augusto. A intenção era mesmo de impressionar as mulheres e, quiçá, conseguir uma namorada naquele dia.

quarta-feira, 28 de junho de 2017

Comunicado: PGR Deve Agir Imediatamente no Caso do Endividamento Oculto

O Centro de Integridade Pública (CIP) acompanhou com grande interesse a publicação, pela Procuradoria-Geral da República (PGR), do Sumário Executivo do Relatório de Auditoria Independente aos empréstimos às empresas ProIndicus, EMATUM e MAM da autoria da Kroll. O CIP estranha que ainda não haja acções visíveis de responsabilização das pessoas implicadas neste processo. Baixe AQUI e leia o comunicado na íntegra. 

terça-feira, 27 de junho de 2017

ONS Divulga o 1º Relatório do Impacto das Mudanças Climáticas na Saúde em Moçambique

Foto: Hermínio Cossa Jr.
O Observatório Nacional de Saúde (ONS) realizou-se no passado dia 22 de Junho, no Centro Internacional de Conferência Joaquim Chissano, o debate público e divulgação do primeiro Relatório sobre as Mudanças Climáticas e a Vulnerabilidade na Saúde - Impactos na Doença Diarreica e Malária. O evento que juntou especialistas nacionais e internacionais, decisores-chave e a sociedade civil em geral, teve como objectivo apresentar os mais recentes dados científicos sobre o impacto das mudanças climáticas na saúde em Moçambique em particular.
A Ministra da Saúde, Nazira Abdula, procedeu a sessão de abertura afirmando que as mudanças climáticas são uma realidade no país e dada a sua localização geográfica, Moçambique é uma dos países mais vulneráveis aos eventos climáticos extremos em África e no mundo. 
Nazira realçou a importância da divulgação do primeiro relatório sobre o impacto do impacto das mudanças climáticas na doença diarreica e malária em Moçambique, referindo que este estudo representa um avanço significativo no entendimento da relação entre as mudanças climáticas e o agravamento da malária e as diarreias no país. 
Por sua vez, o Ministro da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural, Celso Correia, referiu que o seu sector tem focalizado acções e intervenções de capacitação de técnicos de saúde em matéria de mudanças climáticas para assegurar a necessária resiliência neste sector.

segunda-feira, 26 de junho de 2017

Das "Dívidas Ocultas": Divulgado o Relatório de Auditoria da Kroll (Finalmente)

Sumário Executivo do Relatório da auditoria independente da empresa Kroll Associates UK tornado público no sábado (dia 24 de Junho) refere, entre outros pontos, que Moçambique não esclareceu como gastou 500 milhões de dólares da Empresa Moçambicana de Atum S.A (dos 850). O documento cuja divulgação já era esperado ansiosamente pelos moçambicanos havia alguns meses traz dados relevante sobre como o Estado moçambicano contraiu a dívida avaliada em mais de um bilião de dólares norte-americano como, por exemplo, violações consistentes as Leis do Orçamento acordadas ao aprovar as garantias do Governo.
O relatório que se cingiu as análises de três Empresas moçambicanas, nomeadamente: a ProIndicus S.A ("ProIndicus"), Empresa Moçambicana de Atum S.A ("EMATUM") e a Mozambique Asset Management S.A ("MAM") não trouxe, todavia, nomes de possíveis envolvidos no escândalo das chamadas dívidas ocultas. O ocultamento de nomes está relacionado com a suposta investigação criminal que se vai desencadear nos próximos dias.
De referir que este relatório enquadra-se no contexto dos autos de Instrução Preparatória nº 1/PGR/2015 que estão em curso junto da Procuradoria-Geral da República de Moçambique. Baixe a versão em português AQUI. Descarregue a versão em inglês AQUI

quarta-feira, 21 de junho de 2017

Estudo Detecta Violações de Liberdade de Imprensa nas Zonas de Conflito Armado

Um estudo publicado, na cidade de Chimoio, na província de Manica, revela a existência de graves violações de liberdade de imprensa nas rádios comunitárias localizadas nas zonas de conflito armado.

De acordo com o estudo, realizado pelo MISA Moçambique em parceria com a Fundação MASC, o conflito armado “eliminou o espaço de actuação das rádios comunitárias, através de acções de silenciamento, ameaças, intimidação, censura contra os fazedores das rádios comunitárias”.

O estudo foi realizado entre Março e Abril do ano em curso, nas províncias de Manica, Tete e Zambézia.

Entre 2014 e 2016, período estudado, acrescenta o documento, o Estado e a Sociedade Civil, que defendem os direitos humanos e a liberdade de imprensa, não foram capazes de intervir atempadamente e de forma eficaz para proteger os jornalistas e as rádios.

O estudo indica que as rádios abrangidas pelo estudo denunciaram a existência de “Ordens Superiores” para se remeterem ao silêncio, passando a absterem-se de cobrir assuntos ligados ao conflito armado, mas apenas passar programas educativos, musicais, entre outros.

O MISA constatou, no mesmo estudo, que os jornalistas das rádios comunitárias não gozaram e continuam a não gozar de nenhuma protecção, durante o exercício das suas actividades, nas regiões de conflito armado.

De acordo com o documento, as rádios comunitárias apresentam várias dificuldades que, em última instância, afecta o seu trabalho. As dificuldades vão desde a falta de equipamento até às avarias de emissoras, o que se reflecte na redução dos raios de coberturas das respectivas rádios. Baixe AQUI o estudo.

quinta-feira, 15 de junho de 2017

Por Que Os Moçambicanos Repudiam a Compra de Mercedes para Deputados?

Foto: Google
O governo de Moçambique adquiriu 18 viaturas de marca Mercedes-Benz avaliadas em 228 milhões de meticais para os membros da Comissão Permanente da Assembleia da República. Não é de hoje os que moçambicanos contestam as elevadas regalias de que os parlamentares têm beneficiado. As reclamações ganharam eco nos últimos dias quando o governo investiu mais de 200 milhões para adquirir viaturas protocolares para os deputados. 
O país atravessa um momento delicado, avaliando a situação de debilidade económica. É também verdade que os preços dos produtos de primeira necessidade tem vindo a registar uma ligeira redução quando comparado com os preços praticados no início do ano quando um dólar norte-americano chegou a atingir os incríveis 70 meticais. O motivo por que o povo repudia a aquisição das viaturas deve-se ao facto de o país ter assistido nos últimos três anos, entre outros problemas, a dívida pública crescer de forma desenfreada.

A corrupção, por exemplo, insiste em ganhar os mais variados feitios e reluz como uma pedra preciosa, conquistando cada vez mais adeptos. Este mal conquistou grande visibilidade no país e muitos são os que nele se têm envolvido, desde indivíduos, diga-se, anónimos - até figuras sobejamente conhecidas na sociedade e que ocupam inclusive cargos de direcção. É ocaso, por exemplo, do ex-Ministro da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos – Abduremane Lino de Almeida – julgado no último mês (Maio) sob a acusação de desvio de fundos de Estado.

segunda-feira, 5 de junho de 2017

Receitas do LNG Serão Primeiro para As Empresas e Só Depois para o Estado Moçambicano

O Governo moçambicano e os membros do consórcio liderado pela Eni, que detêm a concessão na área 4 da Bacia do Rovuma, acabam de formalizar o arranque do projecto de produção de gás natural liquefeito, num ambiente de celebração e grandes promessas de ganhos significativos para o Estado. Entretanto, estes ganhos podem estar comprometidos pelo facto de o Governo ter concedido garantias de que as receitas sejam usadas primeiro pelas empresas para o pagamento dos financiamentos,  para além da  fraca capacidade do país de fazer a monitoria dos projectos. Veja AQUI o artigo na íntegra

quinta-feira, 1 de junho de 2017

Um Ano Blogando: Um Ano Aprendendo

Faz já um ano após ter remodelado este blogue e iniciar com a publicação de diferentes conteúdos para brindar os amigos leitores. Para quem não sabe, este blogue foi criado no ano 2012 quando ainda frequentava o terceiro ano do curso de licenciatura em jornalismo. Não sei de onde surgiu a minha grande afeição por blogues. Lembro-me, porém, que o gosto pelos weblogs emergiu do nada, talvez do meu fascínio pela comunicação digital. 
Inicialmente, publicava neste espaço artigos de opinião, todos eles publicados inicialmente no jornal de maior circulação do país – o Jornal Notícias. Aliás, foi no ano 2010, concretamente no mês de Maio – se a memória não me engana que publiquei o meu primeiro e modesto artigo de opinião no matutino notícias. Desde então, muitos foram os rabiscos publicados naquele jornal e que, semelhantemente, foram publicados neste blogue. Não tenho números exactos sobre quantos artigos já escrevi e publiquei, mas estou certo que com esse exercício cresci e aprendi a observar com olhos atentos o mundo no qual estou inserido.
Ano passado (2016), decidi remodelar o blogue que por algum tempo tomou várias designações como: Racionalizando e Comunicologando. Até pouco tempo, o blogue não tinha um objectivo específico, procurava publicar um pouco de tudo sem seguir rigorosamente uma determinada linhagem. Provavelmente, hoje, o blogue continua sem um foco definido. Mas a sua existência tem em vista partilhar diferentes conteúdos que constituem actualidade no país e é, outrossim, um pequeno reflexo de quem é o seu gestor – Mussa Chaleque.

quarta-feira, 31 de maio de 2017

Casamentos Prematuros em Moçambique: Que distritos estão mais Afectados?


Uma em cada dez raparigas moçambicanas está casada aos 15 anos e metade estão casadas aos 19 anos de idade. Este índice elevado de casamentos prematuros em Moçambique tem atraído a atenção de vários seguimentos da sociedade, instituições do Governo, organizações da sociedade civil e parceiros no fortalecimento de acções de advocacia e sensibilização para a prevenção e combate a esta prática. Como forma de contribuir para esses esforços, o CEPSA produziu a partir dos dados do Censo a presente brochura que, mostra a representação cartográfica dos distritos do país onde este fenómeno está mais pronunciado de modo a que esses distritos sejam prioritários nos esforços para a eliminação dos casamentos prematuros em Moçambique. Consulte Online a versão Resumida e Completa AQUI.

Foto da Semana

Desta vez o infractor foi a Viatura do Município de Maputo
Por MCM. Data: 29-05-2017. Fonte: Folha de Maputo

sábado, 20 de maio de 2017

A Conversa com a Periguete

Foto: Google
Vi-te caminhando sobre a areia da praia, em jeito de desfile. Parecias estar numa passarela. Te lançavas a um e outro homem que julgavas ter dinheiro. Até que, te aproximaste do local onde eu me encontrava, debaixo do enorme guarda-sol, para insistires um papo comigo. Para ser sincero, o calor que fazia naquele dia já era suficiente para me incomodar o bastante.
Fui à praia porque não queria puxar conversa com ninguém. Mas, logo me apercebi que estavas com disposição para me incomodar. Decidiste estender a tua capulana e colocar o teu guarda-sol bem ao lado do meu. Mesmo assim, fingi não te notar. Continuei tranquilamente a contemplar os lindos flamingos sobrevoando o mar, os rochedos e o céu azul.
Dado a forma como te apresentavas, toda provocante, os homens olhavam-te famintos. Consumiam-te com os olhos. E sabe-se lá o quê mais eles pensavam a teu respeito.
– Oi baby, tudo bem? – cumprimentou-te humildemente um jovem banhista procurando te conquistar.
Sem reservas, dirigiste-lhe palavra torpe. –– Seu pobretão doentio. Afasta-te de mim!
Baixei os óculos escuros que trazia, e lancei um tímido e disfarçado olhar sobre ti. Atenta que és, captaste logo o meu olhar. Beijaste a palma da mão e simulaste um sopro. – blow! – lançaste o beijo em minha direcção. Logo concluí que eras de facto uma assanhada daquelas bem atrevida. 
 Te ignorei.

segunda-feira, 15 de maio de 2017

O Governo Não Protegeu As Despesas Nos Sectores Sociais Como Prometera

O Governo prometeu, durante a apresentação do Orçamento do Estado para 2016, que iria salvaguardar as despesas em sectores prioritários, especialmente na Educação e na Saúde. O Governo afirmou que os cortes orçamentais em 2016 não iriam afectar os sectores sociais. Entretanto, o Relatório de Execução de Despesa de 2016 demonstra que o Governo ignorou o objectivo de proteger as camadas mais vulneráveis. Esta falha do Governo em cumprir as suas promessas teve e vai ter ainda consequências negativas directas para a população. Os impactos mais fortes vão afectar os serviços básicos de que depende a população mais vulnerável. Leia na íntegra aqui

sábado, 13 de maio de 2017

Kroll Entrega Relatório das Dívidas Ocultas à PGR (Finalmente)

A Kroll Associates UK, contratada para fazer auditoria às dívidas contraídas pela Empresa Moçambicana de Atum (EMATUM), ProIndicos, SA, e Mozambique Asset Management, SA (MAM) entregou no fim desta sexta-feira (12 Maio) o relatório da investigação à Procuradoria-Geral da República (PGR). A Kroll que teve um prazo de 90 dias para concluir a auditoria, solicitou o adiamento da entrega do relatório à procuradoria por três vezes. 
Primeiramente, a Kroll pediu um mês adicional para concluir a auditoria alegando complexidade na investigação que "implicou, entre outras medidas, a adopção de certos procedimentos legais, consentâneos com as especificidades inerentes a cada uma das diferentes jurisdições envolvidas, o que resultou na disponibilização tardia de informações adicionais relevantes comprometendo o prazo acordado".
De seguida, a procuradoria informou em comunicado que a Kroll solicitara mais um adiamento fixando uma nova data para a entrega do relatório final, o dia 28 de Abril de 2017. Assim, a empresa de auditoria pedia o alargamento do prazo da entrega do resultado da auditoria às chamadas dívidas ocultas, depois ter falhado em Fevereiro.
Num terceiro adiamento, a Kroll alegou que o relatório necessitava ainda de tradução para a língua oficial do país, português, em cumprimento dos termos de referência, bem como efectuar as devidas correcções. Neste momento, as atenções estão viradas para a PGR e esperasse que os resultados sejam divulgados o mais rápido possível.

sexta-feira, 12 de maio de 2017

Cidadãos Mais Confiantes no Nyusi Que nos Seus Colaboradores

Numa altura em que o país enfrenta dificuldades marcadas pela crise financeira e testemunha o fim das hostilidades militares entre o governo e a Renamo, os cidadãos mostram-se mais otimistas quanto a liderança do Presidente Nyusi e o seu governo, mas reprovam praticamente os governos provinciais. A recente sondagem de opinião apurou que 63.4% dos inquiridos consideram ACEITÁVEL o desempenho do Presidente Nyusi, dos quais 15% acham-no BOM e 7.6% EXCELENTE. Baixe o arquivo.

quarta-feira, 10 de maio de 2017

Lançado Guia do Direito à Informação para Jornalistas

No mês que se celebra o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, 03 de Maio, o Programa Para Fortalecimento da Mídia procedeu o lançamento do Guia do Direito à Informação Para Jornalistas. Neste ano, as comemorações do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa têm como lema "Mentes críticas para momentos críticos: o papel dos media para o desenvolvimento de uma sociedade pacifica, justa e inclusiva". O Guia foi elaborado para facilitar o acesso às fontes de informação. Ele confere uma leitura simples, interpretação e uso da Lei do Direito à informação (Lei nº 34/2014, de 31 de Dezembro) e o respectivo regulamento aprovado pelo Decreto-Lei nº 35/2015, de 31 de Dezembro. A ferramenta ajuda a interacção entre jornalistas e servidores públicos; agrega legislação importante; simplifica os procedimentos para solicitar informação, bem como promove a transparência, a prestação de contas e cidadania. O lançamento aconteceu no Instituto Superior de Comunicação e Imagem de Moçambique (ISCIM) no decorrer de um debate que teve como tema "O papel dos media na promoção da equidade de género". O evento juntou jornalistas, estudantes, representantes de Organizações da Sociedade Civil e outras pessoas interessadas. Descarregue AQUI o Guia do Direito à Informação.

terça-feira, 9 de maio de 2017

Moçambique Regista Aumento da Prevalência do HIV - Revela o IMASIDA 2015

O Ministério da Saúde através do Instituto Nacional de Saúde divulgou ontem (08 de Maio) os dados do relatório do Inquérito de Indicadores de Imunização, Malária e HIV-SIDA em Moçambique – IMASIDA 2015.

Os dados revelados demonstram que a prevalência entre homens e mulheres com idades entre 15 e 45 anos aumentou de 11.5 por cento em 2009, para 13.2 por cento em 2015. 

O relatório apresentado refere que a taxa do HIV estimada em 2015 é maior nas mulheres (15.4 por cento) em comparação com os homens (10.1 por cento). Em ambos os sexos, a prevalência é maior na zona urbana com 25,5 por cento para as mulheres e 12.3 por cento para os homens do que na área rural (12,6 por cento para mulheres e 8,6 por cento para homens).

A nível territorial, a província de Tete apresenta a taxa mais baixa (5,2%) de prevalência, enquanto a taxa mais alta regista-se em Gaza (24,4). 
Comparando os estudos realizados nos dois anos (2009 e 2015), a prevalência do HIV aumentou em oito das dez províncias, com a excepção de Manica e Tete.

Segundo Francisco Mbofana, Director Nacional de Saúde Pública e investigador principal do estudo, frisou que o aumento na prevalência nacional não é estatisticamente significativo.

sábado, 6 de maio de 2017

Alucinação Amorosa

Foto: Google
Vagueava pela cidade, exposto ao forte sol que quase me derretia como se de um alcatrão eu me tratasse. Fazia muito calor, os termômetros registavam 45 graus Celsius. O que eu mais queria naquele momento era achar um lugar para me assentar, repousar e refugiar-me do escaldante sol.
Decidi, por isso, ir ao jardim Tunduru, localizado na zona baixa da nossa cidade capital. Chegado ali, inspirei o ar puro enquanto uma suave brisa refrescava-me a alma. Ocupei um dos assentos e fui contemplando as lindas flores, morcegos grudados nas árvores, tudo ao som meigo de pássaros que de ramo-a-ramo saltitavam alegremente.
Tirei da pasta um livro que trazia e embalei-me no mundo do espiritismo, feitiçaria, curandeirismo retratado pela Paulina Chiziane enquanto lia "O Sétimo Juramento". Do nada, pousei o livro. Vagarosamente fechei os olhos e uma paz interior invadiu o meu ser.
Mergulhei no subconsciente. Num só instante, vi uma moça linda trajada de branco caminhando estilosamente em minha direcção. Imóvel olhei fixo para cada balançar do seu corpo ondulante e escultural. - Uau! Que linda mulher. - Exclamei admirado face a tamanha beldade.

terça-feira, 25 de abril de 2017

Informe Anual do Procurador-Geral da República de 2017: Fundos do Estado Continuam a Saque

A Informação Anual do Procurador – Geral da República referente a 2017 peca por ser escassa no que se refere ao estágio da investigação/instrução dos crimes de corrupção com contornos internacionais e ainda, por omitir casos de semelhante índole em que alegadamente estão envolvidos servidores públicos moçambicanos acusados de receber “luvas” para facilitar a obtenção de contratos para as construtoras brasileiras Odebrecht e a Andrade Gutierrez. Outrossim, a informação partilhada não oferece elementos suficientes para uma correcta análise de cariz qualitativo acerca do desempenho do Ministério Público no que tange ao exercício da acção penal, actividade que se enquadra no rol das suas principais competências. Leia o artigo na íntrega AQUI (pdf).

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Estudo Detecta Violações de Ética na Imprensa Escrita em Moçambique

Imagem: Misa - Moçambique
Um estudo produzido pelo Centro de Estudos Interdisciplinares de Comunicações (CEC) e pelo MISA Moçambique, em parceria com o Sindicato Nacional de Jornalista (SNJ), lançado na passada quarta-feira, 19 de Abril, revela que em 2016 registou-se várias violações de ética na imprensa escrita moçambicana, com maior destaque para plágio e ausência de contraditório.

O estudo (disponíveil em: http://www.misa.org.mz/index.php/publicacoes/relatorios/30-analise-de-questoes-eticas-na-imprensa-escrita-em-mocambique) compreendeu a análise de conteúdo de nove jornais de circulação nacional, três diários e seis semanários, na maioria subscritoras do Código de Ética e Deontologia Profissional dos Jornalistas em Moçambique. Ao todo foram detectados 486 artigos que violam a ética nos jornais diários e 280 nos semanários, totalizando 722 casos de violações.

O plágio e a ausência de contraditório foram mais notórios nalguns órgãos de informação moçambicana, nomeadamente os jornais “O País” e o Notícias, respectivamente. Enquanto o jornal “O País” foi considerado o que mais plágio cometeu, o “Notícias” posicionou-se na liderança pela ausência de contraditório nas suas reportagens.

sexta-feira, 14 de abril de 2017

Reflexão sobre a Semana do Dia do Jornalista Moçambicano

Foto: F&Q
Contextualização 
Comemorou-se nesta semana, concretamente no dia 11 de Abril, o Dia do Jornalista Moçambicano. O Sindicato Nacional dos Jornalistas (SNJ) celebra este ano o seu 39º aniversário de existência. O cenário do exercício do jornalismo vem registando crescimento, principalmente se tivermos em conta a proliferação dos órgãos de comunicação que tem tido lugar nos últimos anos. No entanto, a qualidade do jornalismo praticado em Moçambique ainda não é satisfatório. Nota-se ainda a prática de um jornalismo deficitário, no qual se verifica inúmeros casos de informação especulativa, a não obediência do princípio do contraditório, a falta do direito à resposta, entre outras violações das mais básicas regras que regem o jornalismo. 
Ano passado (2016), a Lei de Imprensa (Lei n.º 18/91), legislação que regula o exercício da actividade de imprensa, completou 25 anos após a sua aprovação. Persiste, entretanto, o desafio por parte da classe jornalística de fazer uma rigorosa observância desta lei ordinária; visto que os constantes casos de atropelos da ética e deontologia profissional por parte da classe revelam visivelmente o não cumprimento desta lei.

domingo, 2 de abril de 2017

Google: Blogger Lança Novos Templates

O Google acaba de lançar, para o ano 2017, novos tamplates que vão se adicionar aos anteriores, elevando o número de opções. Esse lançamento certamente que vai responder a uma das exigências que eram feitas ao Blogger, principalmente no que diz respeito à componente "responsividade", visto que as anteriores versões de templates não se ajustavam às versões "mobile".
Os quatro novos templates ora lançados, designadamente, ConTempo (click para visualizar), Soho (click para visualizar), Emporio (click para visualizar) e Notable (click para visualizar) são responsivos, ajustam-se em qualquer tamanho de tela através do qual o blogue seja acedido. 
Penso que os novos templates vão, outrossim, satisfazer aos usuários mais exigentes que não estavam muito à vontade com a aparência dos anteriores templates. Os utilizadores não satisfeitos com os anteriores patrões recorriam a templates diversos disponibilizados gratuitamente em alguns sites e blogues especializados em temáticas do género.

domingo, 26 de março de 2017

Maputo, Cidade do Contraste

Maputo, tens uma memória rica de vivências, de uma miscelânea de choro e alegria, 
Guardas na tua mente lembranças de um passado tenebroso e de pertinaz tristeza,
Como uma semente, desabrochaste do chão, ressurgiste das tuas próprias cinzas e te ergueste,
Te encheste de valentia, te insurgiste contra toda moléstia colonial e lutaste em prol da liberdade,

Hoje estás livre do jugo colonial, não mais testemunharás o derramamento de sangue,
De Vidas inocentes que viste sucumbir, das vozes agonizadas que escutaste em pleno desespero,
Te recuperas do trauma colonial e a todo custo procuras crescer como um jovem ambicioso,
Passam anos, óh Maputo, por que não cresces ao ritmo desejado pelo povo que por ti pereceu?

Cresça Maputo, desenvolva, óh cidade das acácias! 
Por que vives como se ainda estivesses sob o jugo colonial? Por que tanta miséria, dor e angústia?
Tens idade para não mais ser dependente de outrem, tens riqueza para alimentar o teu povo, 
Então cresça, Maputo, largue a corrupção, o crime organizado, a prostituição e tudo quanto te aprisiona.

quarta-feira, 22 de março de 2017

Concurso "heróis de hoje" de 2017

Retrate uma pessoa que faz a diferença na sua comunidade e habilite-se a ganhar prémios atrativos para as melhores entradas! Publique um texto, vídeo ou fotografias e participe no concurso!
#DWheroisdehoje - concurso de 2017
Para participar no concurso "heróis de hoje" (edição de 2017), tem que publicar um retrato de uma pessoa que faz a diferença na sua comunidade até ao dia 1 de maio de 2017.
Tem três formatos à sua escolha
- um texto (no máximo 5.000 caracteres) com uma fotografia da pessoa retratada
- um vídeo sobre a pessoa retratada (com uma duração máxima de 3 minutos)
- uma série de fotografias da pessoa retratada (12 fotografias no máximo)
É preciso publicar este retrato num blogue, no Facebook, no Instagram ou no Youtube - sempre acompanhado pelo "hashtag" #DWheroisdehoje - e preencher este formulário da DW África (clique no link) para participar no concurso. 
Ao prosseguir e inscrever este conteúdo no concurso "heróis de hoje", concorda em ceder automaticamente à DW - Deutsche Welle os direitos de uso sobre texto, fotos, áudio e vídeos incluídos no material para divulgação do projeto. Declara também que leu o regulamento do concurso.